Virei Líder! E agora?

A maioria dos estudantes de engenharia serão lideres um dia, poderão liderar uma pequena empresa ou até uma grande organização, para isso todos deverão ter uma boa postura como líderes.
Ser líder é a vontade de muitos, mas a realidade de poucos,.Muita gente recebe esse cargo de surpresa e outros o buscam com muita vontade. Mas muitos fracassam nessa nova função, pois para ser um líder tem que estar preparado e ter o perfil de um e não achar que manda em tudo e todos.
Mas qualquer um pode se preparar para ser líder, uma característica importante é a humildade.
.Este artigo segue uma abordagem mais informal. Estas dicas podem ser aproveitadas em um ambiente mais executivo mais formal ou em ambientes de grande porte, podendo ser usados em um todo ou suas ideias aperfeiçoadas para cada ambiente diferente.                                                                                         
 Se você é alguém que representa a última autoridade em sua própria companhia (o proprietário de um negócio próprio ou o gerente geral de um varejo, por exemplo), aqui vai um manual de ser um bom Líder.
Passos a ser seguidos para um bom Líder

1.  Sua a gestão tem sucesso por meio do esforço dos colaboradores e não que deve tomar todo o crédito pelo trabalho feito por que está no comando. Você é o líder de uma equipe que realizará o trabalho, tendo como função assegurar que tudo seja feito segundo a qualidade exigida. Será considerado seu mérito ter uma equipe eficiente.

2.  Delegue as responsabilidades e confie na equipe. Ser supercontrolador não é apreciado e demonstra desrespeito pelos membros da equipe. Uma vez que você já treinou alguém para realizar uma determinada tarefa, permita que a pessoa trabalhe sem interferência. Pessoas diferentes têm diferentes métodos, e o método de alguém pode ser tão eficiente quando aquele que você utiliza. Assim, antes de dar o primeiro passo para forçar alguém a usar o seu método, seja honesto na avaliação do método e, caso perceba que ele funciona tão bem quanto o que você já tem, permita que o novo método seja utilizado. Correções muito frequentes diminuem a confiança do time e impedem que desenvolvam seus próprios estilos.

3.  Conheça a capacidade individual de seus colaboradores. Observe-os e conheça-os como indivíduos. Compreenda seus motivos: quaisquer que sejam, faça o melhor para entendê-los. Isso vai permitir que você os aprimore, ajuste e alinhe para os objetivos que você também possui. Bons colaboradores estão sempre em destaque, e é sua tarefa descobrir quem faz o "necessário" e quem faz "o algo a mais". Há uma diferença substancial.

4.  A maioria dos lideres ruins possuem o (equivocado) entendimento de que as coisas não estão sendo bem desenvolvidas, pois tais chefes acreditam que são os únicos capazes de realizar uma determinada tarefa da melhor forma. A verdade é que os bons líderes acreditam em sua equipe.

5.  Desenvolva sua equipe para decidir e não fique criticando. Se você realizou um bom trabalho de treinamento para que as pessoas sejam seus executivos, é importante que você acredite que eles estão dando o melhor para realizar o melhor para o seu interesse (e para a empresa). Mesmo que tomem uma decisão equivocada ou resolvam um problema de um modo que você não faria, não critique e nem os desvalorize. Pelo contrário: use esses momentos como oportunidades de melhoria. Ouça as razões para a ação tomada - na maioria das vezes, dentro do contexto, há uma lógica para o que foi feito.

6.  Auxilie a equipe a resolver problemas sem a sua participação. Às vezes, membros da equipe irão se desentender com outros membros. Se vierem reclamar um do outro para você, ouça com atenção. Se alguém não estiver cumprindo com suas responsabilidades ou destratando alguém, você terá de agir e resolver um conflito de trabalho. Entretanto, se você entende que é apenas uma questão de competição ou um conflito de personalidades, oriente-os para que saibam resolver a questão sozinhos.
Converse com o outro membro do time e, após verificar que se trata de uma questão de personalidades, simplesmente faça-os compreender que não é exigido que eles sejam amigos, mas apenas profissionais o suficiente para dialogarem e realizar o trabalho.
Comunique-os que você reconhece suas habilidades de trabalho para se entenderem. Depois, deixe-os resolver a questão, mas observe de longe. Não interfira, a não ser que discutam na frente de clientes. Ponha um fim naquilo imediatamente se isso ocorrer.

7.  Lide com os problemas de modo rápido e direto. Qualquer líder muito ocupado compreende este conceito: "Não preciso dos detalhes. Vamos ao que interessa." Você não precisa ser imbecil e massacrar as pessoas; no entanto, ser honesto sem ser duro demais pode poupar tempo e é apreciado no final. Quando você vir um problema, resolva-o rapidamente e não fique remoendo isso depois com as pessoas - passado é passado. Tente apenas lembrar que o que houve não é aceitável. Lembre-se de que o objetivo é promover um comportamento produtivo e manter o respeito do colaborador sem criar conflitos entre os empregados, especialmente na frente de outros. Exemplo:
                  
Líder: "João, preciso que venha para a minha sala." (Diga isso de um modo natural, em bom tom. Não apareça na frente de clientes ou colaboradores atirando para os lados e gritando: "João, na minha sala AGORA." Isso é entre você e o João.) Em particular, em um momento em que ninguém esteja espiando:

Líder: "João, a ligação no celular. Está tudo bem com sua família?"

João: "Sim, era apenas o meu pai querendo uma ajuda mais tarde..."
Líder: "Ok, entendo. Somos todos humanos, mas quando você está na recepção, não pode receber ligações pessoais."
João: "Eu sei. Desculpe-me. Meu pai não tem muitas oportunidades para me ligar..." (o problema ou assunto não é relevante).
Líder: "Eu entendo. De qualquer modo, quando perceber que não pode desligar uma ligação pessoal imediatamente, gostaria que deixasse a recepção. Quando os clientes percebem que você está em uma ligação pessoal ao invés de está-los atendendo, cria-se uma situação ruim para você e para a empresa. Nosso cliente tem sempre a prioridade, a não ser que seja uma emergência."
João: "Sim, cometi um erro."
Líder: "Tudo bem. Fico feliz que entenda. O desejável é que você use a caixa postal quando estiver no trabalho ou pelo menos deixe a recepção se não puder desligar imediatamente."
É isso. Não critique nem faça tempestade em copo d'água; deixe-o ir trabalhar. Também não é necessário diminuir a situação tentando usar palavras doces. Seu colaborador deve entender a situação ao invés de receber longas ligações pessoais no escritório e ser adulto em relação à disciplina. Você, sendo um bom líder, deve permanecer sereno - trata-se de uma chance de treinar isso, e ser educado e calmo, mas firme e claro em expressar sua correção de comportamento e suas expectativas futuras. Elogios excessivos e tentativas constantes de se "relacionar" com os problemas pessoais do colaborador são perda de tempo, da mesma forma que fazer críticas e sermões sem fim. Vá direto ao ponto rapidamente - sem ser escandaloso ou sem fazer drama sobre a questão.

8.  Comunique sua equipe sobre como você a aprecia - na frente dos clientes, se possível. Nunca hesite em dar o tapinha nas costas, cumprimentar os colaboradores e agradecer pelo excelente trabalho desenvolvido. Se os clientes estiverem ali, permita que saibam o quanto você acredita que seus colaboradores podem oferecer os serviços que seu negócio oferece. Quando a equipe se sente valorizada e apreciada, seu emprego significa muito mais do que o salário. Quando seus clientes ficam sabendo que você, acredita fortemente no seu time, eles se sentem confiantes de que estão em boas mãos, e isso dá a você mesmo a liberdade de deixar seus clientes nas mãos capazes de sua equipe. Ao elogiar seu colaborador enquanto seu cliente observa, você alcança todos os benefícios - e nenhum prejuízo.

9.  Mostre sua apreciação realizando coisas por eles. Eles dão um algo a mais por você. Faça algo legal por eles.

10.  Aprenda a ser um ouvinte efetivo. Seus colaboradores merecem ser ouvidos quando têm reocupações. Permita que finalizem antes que você comece a falar; não assuma que você já sabe o que eles vão dizer antes que terminem. Não crie argumentos de defesa em sua mente enquanto eles falam. Pelo contrário: tente estar totalmente engajado na conversa enquanto falam, sem criar objeções. Reconheça seus pontos - o que não significa que você concorda com eles; apenas significa que você compreendeu. Repita os pontos com suas próprias palavras para confirmar, se necessárias. Você pode não tomar nenhuma ação, mas ouvi-los é importante para passar um sentimento de participação e significância. Geralmente, simplesmente dizer "Eu aprecio o fato de você estar me dizendo isso" é tudo que eles precisam para se sentir ouvidos.

11.  Sempre diga "obrigado" por aquilo que fazem na organização, ser educado com sua equipe dá a eles a cofiança q vc precisa deles e quando precisar que ele pare de fazer aquela tarefa para fazer algo importante pra você (alguma tarefa urgente) ele faça por você e não só por que você e o líder dele.
Uma equipe trabalhará muito mais quando tem um líder que tem respeito por ela.

Dicas:

Tenha um pouco mais de tolerância no coração. Sua equipe trabalha para você por várias horas e, por isso, esquece-se da vida pessoal - o que pode levar a um grande impacto que se transforma em horas de trabalho. Seu colaborador pode estar irritado ou ter um dia ruim ou de baixa produtividade por inúmeras razões. Contudo, lembre-se de que é responsabilidade deles lidar com suas vidas pessoais no tempo que dispõem. Você deve lembrá-los disso se o problema for recorrente, mas isso é raro.
Entenda que coisas acima do controle da sua equipe vão surgir com certa frequência. Contanto que não seja sempre, é de seu interesse tratar as pessoas como pessoas, e não objetos, números ou peças na engrenagem. Dê a liberdade de resolverem os assuntos pessoais, mesmo que venham ao trabalho com atraso - contanto que isso não se torne comum.
Se você está operando em um orçamento apertado, tornar-se um bom líder pode ajudá-lo a economizar dinheiro. Muitos estudos demonstram que equipes que se sentem bem cuidadas e valorizadas trabalham menos motivadas por dinheiro, mas muito mais pelo sentimento de participação e valor que dão a você e à empresa e pelo sentimento da grande responsabilidade que têm.
Divirta-se com a equipe. Fazer piadas e permitir que o vejam como ser humano cria um sentimento de amizade. Ao mesmo tempo em que é importante manter sua posição de líder, é importante manter-se acessível. O proprietário ou gerente de uma pequena empresa poderá dar apenas um pequeno bônus no final do ano. Ao invés de dar ao time um bônus de apenas 50 reais por pessoa, considere fazer uma pequena festa para eles - realize-a em sua própria residência. Sua equipe ficará emocionada, já que você: os convidou para sua casa; gastou dinheiro para preparar algo para eles; criou um ambiente caloroso para que eles pudessem compartilhar da companhia uns dos outros e da sua. Lembre que uma nota de 50 reais é um tanque de gasolina que vai se esgotar em poucos dias, mas uma boa festa lhes dará uma memória que poderão levar para o resto de suas vidas. Algumas festas custam pouco, mas trazem muito divertimento e ótimos sentimentos.
Reconheça que você precisa aprender a ser líder. Muitos de nós somos promovidos à líder porque fizemos bons trabalhos como colaboradores. Contudo, este trabalho é bem diferente - e, muitas vezes, parece contraditório. Sem esforço, você pode não se tornar um bom líder. Pelo contrário, poderá continuar a ser simplesmente um bom colaborador para seu novo líder.
Um bom modo para lembrar a importância de tratar bem os colaboradores é lembrar a si mesmo de tratá-los como se fossem seus melhores clientes. Seus melhores clientes geralmente ganham o benefício da dúvida em uma disputa. Você muitas vezes irá oferecer promoções especiais como modo de dizer "obrigado" ou como modo de construir um relacionamento. Não importa como está o seu humor em determinado dia, você sempre estampa um sorriso para seus bons clientes. E, logicamente, você sempre trata seus bons clientes com muito respeito. Esses são os itens que você deveria cumprir para seus bons colaboradores, uma vez que eles são extremamente valiosos - ou até mais, em alguns casos -, da mesma forma que aqueles bons clientes a quem você trata bem! A moral deles ficará melhor e, portanto, os negócios irão crescer de acordo com o valor percebido que eles têm.
Não reprima o departamento inteiro por conta do erro de uma pessoa. Por exemplo, você percebe que a Maria tem chegado atrasada diariamente enquanto todos chegam no horário. Ao invés de enviar um e-mail para o grupo sobre a importância da pontualidade, converse com a Maria sobre o problema.
Ser legal toma o mesmo tempo (ou até menos) em relação a ser rude ou ser estúpido. Além disso, você recebe um tratamento melhor em troca.
Seja cauteloso sobre ser amigo dos colaboradores. Tente manter a comunicação em um nível profissional, pelo menos no escritório.

Notas

Nem todos nasceram para serem líder. Se você é o proprietário, pode ser bom contratar um gerente que "seja" um bom líder para fazer interagir com a equipe. Se você foi promovido, poderá procurar uma posição diferente na qual não será exigido para tomar decisões gerenciais. Sentar-se na cadeira do Capitão exige uma dose de personalidade - se você não a tem, tudo bem; apenas descubra um modo de tomar suas decisões de acordo.
Não fique achando que precisa suavizar conselhos ou correções com elogios adocicados. Isso fará você parecer pegajoso ou falso; no exemplo acima do João, iniciar uma discussão com elogios rasgados a fim de convencê-lo seria o mesmo que suborná-lo para aceitar sua liderança. Se o João é um colaborador no mínimo decente, ele saberá que ser chamado ao seu escritório nada tem a ver com fazer um bom trabalho, e você parecerá fraco se não discutir sobre o problema. Você não precisa "despi-lo"; basta corrigir o problema rapidamente. Sua equipe deve fazer um bom trabalho de forma natural. Se você oferecer o argumento preciso nos momentos apropriados, eles não precisarão de muita correção nos momentos inapropriados.
Você não se sentirá em dívida com sua equipe. Conforme eles melhoram e você reconhece o bom trabalho, é mais difícil se sentir assim, uma vez que você reconhece a lealdade do time.
Quando se perde um deles para outra organização, é difícil de substituir - tanto para você quando para o negócio.

Materiais Necessários


Coragem - você precisa ser bravo para vencer a natureza controladora.

Ter uma atitude positiva - se você é mal-humorado e irritado, sua equipe também será. Eles se espelharão em você. Ser cheio de vida vai mantê-los otimistas e felizes.
Paciência - ensinar pessoas a fazer coisas do seu jeito leva tempo.
Empatia - entenda que sua equipe é formada por pessoas com necessidades e sentimentos, como você.
Fé - acredite neles. Isso significa tudo para eles e, no final das contas, para você.
Liderar sempre na frente - não fique guiando por trás com um chicote você precisa inspirar as pessoas a fazer coisas grandes. Eles vão pegar as dicas de você.







Fonte:pt.wikihow.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário